Madhusūdana Māsa
Mensagem Mensal (14 de abril a 12 de maio de 2025)
Meus queridos dīkṣā, protegidos, aspirantes, śikṣā, discípulos netos e simpatizantes,
Por favor, aceitem minhas bênçãos e melhores votos, conforme apropriado.
Todas as glórias a Śrīla Prabhupāda.
Escrito da minha base: Śrī Māyāpur Chandrodaya Mandir
Data: 11 de maio de 2025
Hoje é o dia mais auspicioso do aparecimento do Senhor Nṛsiṁhadeva. Em Māyāpur, desde 1986, adoramos Sthāṇu Nṛsiṁhadeva com Prahlāda Mahārāja. Sua forma é ugra, feroz. Ele está saindo da coluna em busca do demônio Hiraṇyakaśipu. Mas, para os devotos, Ele é um protetor. Hiraṇyakaśipu estava pronto para matar seu filho de 5 anos, Prahlāda, mas estava transmitindo a consciência de Kṛṣṇa a todos os seus amigos. Śrīla Prabhupāda nos apresentou à adoração ao Senhor Nṛsiṁhadeva.
Certa vez, quando Śrīla Prabhupāda estava doente, ele disse que os devotos poderiam orar ao Senhor Nṛsiṁhadeva para que o mestre espiritual recuperasse a saúde. Nosso parama-guru, Sua Divina Graça Śrīla Bhaktisiddhānta Sarasvatī Ṭhākura Prabhupāda, também estabeleceu o Senhor Nṛsiṁhadeva no templo de Yogapīṭha. Há também uma canção especial escrita por Śrīla Bhaktivinoda Ṭhākura, na qual ele implora ao Senhor Nṛsiṁhadeva que, por favor, coloque Seus pés de lótus sobre sua cabeça e o abençoe para que aqui em Māyāpur, em Navadvīpa-dhāma, ele possa adorar Śrī Śrī Rādhā Mādhava. Assim, pela misericórdia do Senhor Nṛsiṁhadeva, podemos adorar Rādhā Mādhava. Ofereci minhas orações especiais diante de Prahlāda Nṛsiṁhadeva por todos os meus discípulos iniciados, discípulos protegidos e aspirantes, discípulos netos e discípulos śikṣā. Rogo para que quaisquer obstáculos em seu serviço devocional sejam removidos e que eles se fixem no serviço devocional puro. Também estou orando por todos os devotos da ISKCON. Tenho um e-mail especial para os discípulos de Sua Santidade Bhakti Cāru Swāmi.
(bcs.jpscare@gmail.com) e Sua Santidade Gopāla Kṛṣṇa Gosvāmī (gkg.jpscare@gmail.com).
Nṛsiṁhadeva é muito misericordioso. Devotos dizem que minha recuperação após o derrame também foi uma misericórdia do Senhor. Os neurologistas que me trataram disseram que nunca tinham visto ninguém com o meu tipo de derrame se recuperar. Eles me consideravam um caso milagroso.
Em Akṣaya-tṛtīyā, eu estava em Digha para a inauguração do templo Jagannātha Dhāma. Śrīla Prabhupāda me deu muitas instruções. Algumas são como atirar em um rinoceronte, impossíveis! Mas Śrīla Prabhupāda pediu, então estou tentando cumpri-las. Uma das instruções que ele me deu foi tentar conseguir a entrada de devotos estrangeiros no templo Jagannātha Purī. Quando ele soube que hindus não nascidos no país não eram permitidos no templo, ele próprio se recusou a ir. Ele disse que, uma vez que aceitam o Senhor Caitanya como Bhagavān, deveriam aceitar todos os Seus devotos também. Nos primeiros dias, fui a um dos Śaṅkarācāryas de Purī. Mas ele me disse para beber ghee fervente, morrer e renascer como hindu! Então, alguns anos atrás, escrevi novamente uma carta ao Gajapati Mahārāja, rei de Puri. Assim, por mais de 50 anos, tentei várias maneiras e me aproximei de muitas pessoas influentes. Mas um dos Daitapati mencionou que está escrito em suas escrituras que, se estrangeiros viessem, sua devoção seria tão atraente que o Senhor Jagannātha poderia deixar o templo e ir com eles. Mas agora, nossa Ministra-Chefe de Bengala Ocidental, Śrīmatī Mamata Banerjee, construiu uma réplica do Templo Jagannātha em Digha, Bengala Ocidental. Digha está no Gaura-maṇḍala-bhūmi e Jagannātha Purī está no Śrī-kṣetra. O arquiteto disse que há apenas 15 mm de diferença na arquitetura do templo Jagannātha Purī e do Digha Jagannātha dhām!
Existem três Deidades: uma grande Jagannātha, Baladeva, Subhadrā, Sudarśana e outra pequena Jagannātha, Baladeva, Subhadrā, Sudarśana e Rādhā Madana-mohana. Os pāṇḍās que vieram de Purī realizaram a cerimônia de prāṇa-pratiṣṭhā para as pequenas Deidades Jagannātha. Para as demais Deidades, eu realizei a cerimônia de prāṇa-pratiṣṭhā.
Em Jagannātha Purī, uma águia pegou a bandeira amarrada na Sudarśana cakrando templo e circulou o templo no sentido horário e depois no sentido anti-horário. Depois disso, a águia jogou a bandeira no terraço do morador de Puri, que a trouxe para Digha a pedido da nossa Ministra-Chefe da Bengala Ocidental, e a mesma bandeira foi hasteada no templo de Digha! Eu não poderia imaginar que o Senhor Jagannātha fosse tão misericordioso!
A Ministra-Chefe construiu o templo e concedeu à ISKCON o culto em um acordo irrevogável. Sua Graça Rādhāramaṇa dāsa, Vice-Presidente da ISKCON de Calcutá, trabalhou arduamente para conseguir isso. Em Purī, há milhares e milhares de pāṇḍās para realizar o serviço. Mas precisamos de devotos para servir em Digha. Podemos adorar as Deidades, fazer kīrtana, distribuir livros, distribuir prasāda, então há tantas oportunidades para servir e pregar. Aqueles que estiverem dispostos a ir lá e servir receberão um lugar para ficar e prasāda. É incrível, eles não nos deixaram entrar no templo de Purī, mas uma cópia exata do templo de Jagannātha foi dada em Digha! E nós somos responsáveis pelo pūjā! Também escrevi para muitos devotos estrangeiros encorajando-os a vir e servir neste templo, mesmo que por um curto período. Entre em contato com Sua Excelência Tulasī-priyā dāsa pelo telefone +91 8369960736 caso tenha interesse em prestar algum serviço no templo. Assim, ele poderá facilitar o processo.
Neste mês, também participei do festival do dia das aparições de Gadādhara Paṇḍita em Gadādhara Paṇḍita Dhāma, Bāshkhālī, Chattogram, Bangladesh. Assisti ao programa pelo Zoom e ouvi dizer que cerca de 4.000 pessoas compareceram ao festival.
Este mês é o mês de Baishak, um dos três meses auspiciosos do ano. Gaurāṅgī Gandharvikā devī dāsī, subordinada ao Ministério do Desenvolvimento Congregacional Bhakti Kids, organizou um desafio do mês de Baishak. A organização contou com 850 participantes que se comprometeram a realizar um número fixo de japas diariamente, engajaram-se ativamente em kirtan, aprenderam slokas, assistiram a aulas e realizaram diversos outros serviços devocionais. A cada dia, eles tinham um desafio diferente para fazer. 20% dos participantes eram novos na consciência de Kṛṣṇa.
Hoje, no auspicioso dia de Narasiṁha-caturdasī, realizei a cerimônia de abhiṣeka para a pegada de lótus do Senhor Nityānanda. Esta será instalada em Aruppukottai, Madurai, Tamil Nāḍu. Há evidências de que Nityānanda Prabhu visitou este local.
Eu queria dizer que a iniciação é totalmente voluntária, mas, uma vez aceita, vocês devem segui-la por toda a vida. No momento da iniciação, o guru assume a responsabilidade de levar o discípulo de volta ao Supremo, e a responsabilidade do discípulo é, especialmente, seguir o canto do mahā-mantra Hare Kṛṣṇa, com um mínimo de 16 voltas por dia, e observar os quatro princípios reguladores. Portanto, se vocês seguirem esses princípios, terão a garantia de retornar ao mundo espiritual após esta vida, sem precisar retornar ao ciclo de nascimentos e mortes na vida condicionada. Vejo muitos jovens se inspirarem para seguir o processo e receber a iniciação. Mas, aos poucos, eles se ocupam com seus estudos, provas, etc., e dizem que não têm tempo para completar suas 16 voltas diárias. Portanto, quero enfatizar que quando você faz um voto perante o Senhor, perante o fogo, perante Śrīla Prabhupāda, perante o mestre espiritual e outros Vaiṣṇavas, isso deve ser seguido por toda a sua vida.
Às vezes, devotos me perguntam se é necessário ter uma segunda iniciação para retornar ao Supremo. Certa vez, Śrīla Prabhupāda me segurou pelo braço e disse: “Você pode ser um pouco indulgente nas primeiras iniciações, mas deve ser muito rigoroso na segunda iniciação”. Cantando Hare Kṛṣṇa sob a orientação de um guru, pode-se retornar ao Supremo, mas, ao receber a segunda iniciação, se a pessoa for cuidadosa e muito séria em sua prática, isso pode ajudar a concentrar a mente e a se tornar mais consciente de Kṛṣṇa, e também lhe dá o privilégio de adorar Deidades instaladas. Mas é preciso ser mais responsável, porque um brāhmaṇa supostamente tem mais conhecimento e experiência. Portanto, eles sofrem mais reações se forem descuidados. Portanto, precisamos ter cuidado ao receber a segunda iniciação. Quero que todos os meus discípulos sejam sérios e recebam a segunda iniciação, embora não seja essencial para retornar ao Supremo.
Há alguns dias, retomei as provas para o meu grau de Bhakti-sārvabhauma. No momento, estou respondendo a perguntas do Caitanya-caritāmṛta Ādi-līlā. Recebo muitas atualizações dos meus discípulos dizendo que concluíram o Bhakti-śāstrī e estão inspirados a buscar o Bhakti-vaibhava. Alguns deles disseram que se perguntaram por que precisariam de um certificado se lêem o Bhagavad-gītā diariamente e conhecem a filosofia. Mas quando realmente fizeram as aulas e as provas, dedicaram mais atenção e encontraram muitas coisas que desconheciam antes. Portanto, fico feliz que meus discípulos estejam se inspirando para estudar sistematicamente os livros de Śrīla Prabhupāda e fazer as provas. Seria ótimo se todos se qualificassem nos livros de Śrīla Prabhupāda. Por causa do derrame, não consigo escrever muito bem. Mas consigo ouvir. Todas as noites, Jaya Rādhākṛṣṇa dāsa brahmacārī lê o Caitanya-caritāmṛta para mim. A BBT em Mumbai tem um aplicativo chamado “Transcend”. Ele está disponível em todas as línguas indianas, incluindo o inglês. Assim, é possível ouvir as escrituras e fazer uma prova oral, mesmo que não saiba escrever.
Se você puder estudar e explicar os ensinamentos de Śrīla Prabhupāda, os ensinamentos do Senhor Caitanya e o Śrīmad-Bhāgavatam, haverá muitos devotos. Somos goṣṭhy-ānandīs e queremos aumentar o número de devotos. Queremos que a misericórdia do Senhor Caitanya se espalhe ilimitadamente por todo o universo. Portanto, vocês devem sempre pensar em como agradar ao Senhor. Isso não é muito difícil. Se alguém pensa constantemente em como realizar serviço devocional ao Senhor, estará sempre em completa bem-aventurança extática. Portanto, se estivermos sempre tentando ver como podemos servir ao Senhor Kṛṣṇa, isso é o ideal.
Vocês também podem orar ao Senhor Nṛsiṁhadeva todos os dias por proteção. Ele é tão poderoso que qualquer elemento desfavorável é destruído.
Sempre cantem Hare Kṛṣṇa, sirvam ao Pañca-tattva, Kṛṣṇa, e pensem em Kṛṣṇa!
Seu sempre bem- querente,
Jayapatākā Swāmi
JPS/ssdb