Trivikrama Māsa
Mensagem Mensal (13 de maio a 11 de junho de 2025)

Meus queridos dīkṣā, protegidos, aspirantes, śikṣā, discípulos netos e simpatizantes,
Por favor, aceitem minhas bênçãos e melhores votos conforme apropriado.
Todas as glórias a Śrīla Prabhupāda.

Escrito da minha base: Śrī Māyāpur Candrodaya Mandir

Data: 11 de junho de 2025

Eu queria viajar para os EUA, para Atlanta, para o festival Pānihāṭi e depois voltar para o Ratha-yātrā de Calcutá. Mas o Ratha-yātrā é no dia 27 de junho, e então terei as reuniões do bureau no início de julho. Então, minha equipe de saúde disse que seria muito rápido para eu ir e voltar, e sugeriram que eu viajasse após o Ulta Ratha (retorno do Ratha-yātrā).
Este ano, foi o 50º aniversário do festival Pānihāṭi em Atlanta. Quando visitei o templo pela primeira vez em 1980, me disseram que Śrīla Prabhupāda deu o nome de Novo Pānihāṭi Dhām ao templo em Atlanta. Mas eles não tinham experiência com o festival ciḍā-dahi. Ninguém no Ocidente tinha ideia do que é Pānihāṭi, o que ele representa, do que se trata. É claro que ele é mencionado no Caitanya-caritāmṛta, todo o passatempo do Ciḍā-dahi utsava.

Pānihāṭi é um dos lugares muito, muito especiais dos passatempos do Senhor Caitanya e foi o primeiro lugar na Bengala para onde o Senhor Nityānanda trouxe Sua comitiva de saṅkīrtana, vinda de Jagannātha Purī.

Então, quando visitei o local, iniciamos um festival de ciḍā-dahi com 18 variedades. E então, em um ano, quando minha mãe, pūrvāśrama, visitou Nova Pānihāṭi Dhām para o festival de ciḍā-dahi, ela sugeriu fazer um leilão dos potes de ciḍā-dahi e arrecadar fundos para o templo. Tentamos e foi um grande sucesso. Então, em New Pānihāṭi Dhām, para economizar tempo, eles permitiram que as pessoas patrocinassem potes e leiloaram apenas 3 ou 4. Ouvi dizer que na ISKCON de Londres, junto com o leilão de potes Pānihāṭi ciḍā-dahi, eles também incentivaram os devotos a comprarem pilhas de livros.

Aqui, em Māyāpur, tivemos um festival Pānihāṭi muito agradável. Desenvolver o Māyāpur Dhām foi uma das instruções que Śrīla Prabhupāda me deu. Śrīla Prabhupāda me disse: “Eu lhe dei o mundo espiritual. Agora você o desenvolve!” Desde então, tenho me esforçado ao máximo para desenvolver Māyāpur Dhām de várias maneiras. Eu estava aqui em Māyāpur durante o lockdown devido à COVID. Naquela época, realizávamos um festival de Pānihāṭi. Solicitei aos codiretores que o realizassem todos os anos em Māyāpur e eles concordaram. Então, eles disseram que o tornariam um festival anual em Māyāpur para o deleite do Pañca-tattva. Fiquei muito feliz em ver todos os devotos participando entusiasticamente do festival. Por algum motivo, em Mayapur, não houve leilão, mas eles disseram que o fariam no ano que vem. Sua Santidade Bhakti Vijay Bhāgavat Swāmī realizou uma Maratona Nitai-Pānihāṭi de um dia e distribuiu 486 conjuntos de Caitanya-caritāmṛta. Na Escola Internacional Sri Mayapur, os alunos também tiveram um festival de Pānihāṭi separado no dia 17 de maio. O festival de Pānihāṭi já foi celebrado em muitos lugares ao redor do mundo.
Śrīla Prabhupāda me instruiu a construir um templo em Pānihāṭi, e ainda não tenho um secretário para isso. Śrīla Prabhupāda queria um templo onde fica a figueira-de-bengala original. O térreo será aberto, e as Deidades ficarão no segundo andar.
Hoje é Snāna-pūrṇimā e em Rājāpur, há um Snāna-yātrā muito especial — a cerimônia do banho do Senhor. Muitos devotos e moradores da vila vêm hoje para banhar o Senhor Jagannātha, Baladeva, Subhadrā e Sudarśana. No mês passado, tivemos a inauguração do templo Dighā Jagannātha e recebo atualizações regulares sobre o templo de Sua Graça Rādhāramaṇa dāsa, que faz parte da equipe de administração do templo. Muitos devotos estrangeiros visitaram o templo e realizaram kīrtana, distribuição de livros e diversos outros serviços. A cerimônia também foi publicada nos jornais locais. Milhares de peregrinos locais visitam o templo diariamente. Muitos devotos de Mayapur e também um grupo de devotos do Instituto Mayapur visitaram o templo e realizaram kīrtana e distribuição de livros. Portanto, esta é uma grande oportunidade de pregação que temos.

Uma semana após o Nṛsiṁha-caturdasī, tive febre e uma infecção, para a qual fui tratado. E minha voz ficou muito fraca, e ainda está fraca. No entanto, continuo meus serviços a Śrīla Prabhupāda. Ele nos ensinou que devemos ser muito cautelosos para não desperdiçar um único momento sem a consciência de Kṛṣṇa.

Eu fazia meus cânticos e leituras diárias, participava de várias reuniões, iniciava devotos, participava de festivais e muitos outros serviços. Às vezes, meus secretários me diziam que eu deveria dar descanso à minha voz. Então, ouvia vários documentos, e-mails, etc., e respondia com gestos ou o mínimo de palavras, para que minha voz não fosse muito forçada. Tenho uma tela grande na minha sala de diálise, então aproveito o tempo em diálise para assistir a vídeos de devotos e ver diferentes documentos, etc. Estou esperando que mais discípulos enviem seus vídeos, e seria muito bom se eles me enviassem.

Gostaria que todos os devotos fossem muito entusiasmados em seu serviço devocional para que, assim, pudessem avançar na consciência de Kṛṣṇa muito rapidamente. Estive em Montreal, Canadá, no meu primeiro ano lá, fui nomeado o terceiro presidente de Montreal, porque para qualquer serviço que Śrīla Prabhupāda me desse, eu o assumia com entusiasmo. Todos os devotos devem ser capazes de avançar em seu serviço devocional para que possam saborear o néctar do oceano de Bhakti Yoga. Bhakti yoga, serviço devocional, é um oceano de néctar, mas os devotos devem praticar seguindo os princípios reguladores, cantando regularmente e, dessa forma, avançar na consciência de Krishna. Espero que todos vocês cantem no mínimo 16 voltas diárias e sigam os 4 princípios reguladores sem falhas. Cantar o Santo Nome não é diferente de Kṛṣṇa. Como disse o Senhor Caitanya no primeiro verso de Seu Śikṣāṣṭaka, cantar Hare Kṛṣṇa é como limpar o espelho do nosso coração de toda a poeira e coisas que o sujaram no mundo material.

Recentemente, alguns devotos me escreveram dizendo que comeram acidentalmente algo que continha ingredientes não vegetarianos. Temos que ter muito cuidado ao verificar os ingredientes, como cebola, alho, ovo, etc. Sempre que viajo, levo minha prasādam e só isso. No avião, como apenas frutas ou salada, porque não podemos depender delas. Portanto, temos que ter muito cuidado para não consumir alimentos não vegetarianos, sexo ilícito, jogos de azar e intoxicação.

Quero que todos os meus discípulos estudem os livros de Śrīla Prabhupāda sistematicamente, obtenham seus diplomas e preguem. Além disso, devem seguir o que pregam. E espero que aqueles que são mais experientes na vida devocional cuidem dos devotos mais jovens. Um verdadeiro devoto também é uma pessoa atenciosa. Primeiro, eles devem se qualificar para ajudar os outros por meio de práticas espirituais. Certa vez, houve um incidente em que um filho caiu em um rio e estava se afogando. Então, o pai quis salvá-lo e pulou na água, mas então percebeu que não sabia nadar. Assim, tanto o filho quanto o pai morreram. Assim como, se alguém quer ser salva-vidas, precisa primeiro aprender a nadar e receber treinamento em técnicas de salvamento. Portanto, queremos que os devotos pratiquem a consciência de Kṛṣṇa seriamente e se tornem bem desenvolvidos em seu caráter e em conhecimento espiritual, ajudando os outros. Você deve primeiro praticar os ensinamentos espirituais em sua própria vida antes de ajudar outra pessoa. Então, agora, vocês podem ser um estudante, mas mais tarde vocês serão um professor, então vocês têm que se preparar para assumir essa responsabilidade.
Estou orando para que todos vocês sejam muito dedicados ao seu serviço devocional.

Seu sempre benquerente,
Jayapatākā Swāmī

JPS/ssdb